NOTURNO/EJA: Ciências - Eixo V

 

Invenção brasileira premiada nos EUA ajudaria na crise hídrica

 

A tristeza ao ver várias famílias sem água e toneladas de peixes mortos devido a um derramamento de óleo em um rio fez a estudante Raíssa Müller, 19, desenvolver uma esponja que repele água, absorve óleo e que também pode ajudar na crise hídrica que o Brasil enfrenta. A tragédia ambiental aconteceu no Vale do Rio dos Sinos, região do Rio Grande do Sul que compreende Novo Hamburgo, cidade onde vive a estudante. “Na época, eu tinha 11 anos e não conseguia entender como não havia uma técnica eficaz para acabar com o problema”, conta Raíssa.
Anos mais tarde, a agora aluna do curso técnico de química se dedicou por dois anos para terminar de desenvolver essa nova tecnologia. O material, que funciona como uma esponja, é feito a partir de um mineral (criptomelano), que passa por diversos tratamentos químicos para absorver somente o óleo e repelir a água. “A taxa de absorção é de até 22 vezes o próprio volume, e o material pode ser reutilizado por pelo menos cinco vezes, o que o torna ainda mais barato e sustentável”, explica a estudante.“Talvez essa técnica no mercado poderia nos ajudar se aplicada a um processo de limpeza das águas em rios e lagos com altas taxas de poluição, vazamentos em tanques subterrâneos de gasolina e acidentes na indústria química, sendo incorporada tanto para proteção do bioma quanto para uso da população (descarte incorreto do óleo de cozinha)”, acredita Raíssa.De acordo com a aluna, a eficiência da esponja é muito maior que qualquer outro material absorvente presente no mercado, como dispersantes químicos – substâncias que quebram a molécula do óleo e fazem o produto desaparecer da superfície, sem resolver o problema.“Não vemos mais a mancha de óleo, mas o que realmente ocorre é somente a submersão das moléculas e não o desaparecimento. O óleo vai então para o fundo do oceano e continua atingindo toda a fauna e a flora. As técnicas para esse tipo de problema ainda são muito limitadas e caras”, avalia.

1-      Qual é o objetivo do material desenvolvido pela estudante?

2-      O que motivou a estudante a desenvolver a pesquisa?

3-      Ao desenvolver o material, a estudante demonstrou uma atitude altruísta. Se você não conhece o significado dessa palavra, consulte-a no dicionário. Em seguida, responda: você se considera uma pessoa altruísta? Por quê?

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