Invenção
brasileira premiada nos EUA ajudaria na crise hídrica
A tristeza ao ver várias famílias sem
água e toneladas de peixes mortos devido a um derramamento de óleo em um rio
fez a estudante Raíssa Müller, 19, desenvolver uma esponja que repele água,
absorve óleo e que também pode ajudar na crise hídrica que o Brasil enfrenta. A
tragédia ambiental aconteceu no Vale do Rio dos Sinos, região do Rio Grande do
Sul que compreende Novo Hamburgo, cidade onde vive a estudante. “Na época, eu
tinha 11 anos e não conseguia entender como não havia uma técnica eficaz para
acabar com o problema”, conta Raíssa.
Anos mais tarde, a agora aluna do curso técnico de
química se dedicou por dois anos para terminar de desenvolver essa nova
tecnologia. O material, que funciona como uma esponja, é feito a partir de um
mineral (criptomelano), que passa por diversos tratamentos químicos para
absorver somente o óleo e repelir a água. “A taxa de absorção é de até 22 vezes
o próprio volume, e o material pode ser reutilizado por pelo menos cinco vezes,
o que o torna ainda mais barato e sustentável”, explica a estudante.“Talvez
essa técnica no mercado poderia nos ajudar se aplicada a um processo de limpeza
das águas em rios e lagos com altas taxas de poluição, vazamentos em tanques
subterrâneos de gasolina e acidentes na indústria química, sendo incorporada
tanto para proteção do bioma quanto para uso da população (descarte incorreto
do óleo de cozinha)”, acredita Raíssa.De acordo com a aluna, a eficiência da
esponja é muito maior que qualquer outro material absorvente presente no
mercado, como dispersantes químicos – substâncias que quebram a molécula do
óleo e fazem o produto desaparecer da superfície, sem resolver o problema.“Não vemos
mais a mancha de óleo, mas o que realmente ocorre é somente a submersão das
moléculas e não o desaparecimento. O óleo vai então para o fundo do oceano e
continua atingindo toda a fauna e a flora. As técnicas para esse tipo de
problema ainda são muito limitadas e caras”, avalia.
1-
Qual é o
objetivo do material desenvolvido pela estudante?
2-
O que
motivou a estudante a desenvolver a pesquisa?
3-
Ao
desenvolver o material, a estudante demonstrou uma atitude altruísta. Se você
não conhece o significado dessa palavra, consulte-a no dicionário. Em seguida,
responda: você se considera uma pessoa altruísta? Por quê?
Sem comentários:
Enviar um comentário