4ª ATIVIDADE - GINCANA DISTÂNCIAS QUE NOS UNEM

 

ATIVIDADE: DANÇAS AFRICANAS

Olá galera, a nossa prova dessa semana será incrível. Vamos falar sobre coisas muito  legais, que eu aposto que vocês vão adorar!

São sobre as danças africanas. As danças africanas integram a extensa cultura do continente africano e representam uma das muitas maneiras de comunicação cultural.

Esse tipo de manifestação é de extrema importância para o povo brasileiro, porque durante quase 400 anos, recebemos africanos que foram escravizados e, trouxeram consigo suas culturas que formaram matrizes culturais espalhadas por todo brasil.

Aqui, embaixo, Eu trouxe alguns exemplos de danças tradicionais e modernas para vocês conhecerem. Então, escolham qualquer uma delas ou pesquisem outras danças que sejam originais do continente africano, e façam seus vídeos.

O VÍDEO DEVE CONTER O MÍNIMO DE 3 PARTICIPANTES DA EQUIPE, CADA UM DA SUA CASA FAZENDO A DANÇA.

 Obrigado galera e super abraço!

Ahouach - O ahouach é dançado coletivamente ao ritmo de berbere e representa a unidade da comunidade. A coreografia é executada com o sacolejo dos corpos de bailarinos que carregam pesadas joias talhadas em pedra e âmbar. O acompanhamento é feito por instrumentos como flautas e tambores confeccionados em pele de cabra. Em geral, é executada no centro e no sul da África.

Guedra - O guedra é realizado pelo “Povo Azul” do deserto do Saara. Essa manifestação cultural engloba as populações da Mauritânia, Marrocos e Egito.

Essa é uma dança ritualística em que as pessoas movimentam-se em agradecimento aos elementos da natureza: terra, ar, água e fogo. É caracterizada pelo toque de tambores a embalar bailarinos trajados de azul e branco.


Kizomba - é um estilo de dança originário nos anos 80 em Angola. Frequentemente é confundido com o zouk, outro gênero musical e de dança. Está entre os ritmos que mais demonstram a dinâmica intercultural das danças africanas. Ganhou adeptos no Brasil e, principalmente em Portugal, com várias academias de dança especializadas em ensinar o ritmo aos europeus. Essa dança celebra a felicidade e a confraternização e espalhou-se por todo o continente africano. Exibindo movimentos suaves e rítmicos, é cantada em crioulo e português.


Semba - Também de origem angolana, o semba é dançado em pares e tem a finalidade de divertir. É dançado em festas e confraternizações, onde os bailarinos se colocam em pares e executam passos marcados por sensualidade e malabarismo.


Atenção, equipes! Os vídeos das atividades deverão ser enviados para o e-mail: escolaestadualmrc@gmail.com

A data final para a entrega da 4ª atividade é até o dia 25/09/2020 (sexta-feira).

Não deixe para enviar seu vídeo no último momento. Use a criatividade e boa sorte!


3 comentários:

  1. Professor Carlão, parabéns pela desenvoltura na apresentação da tarefa.
    Equipes, correspondam a expectativa do professor, criatividade e boa sorte!

    ResponderEliminar
  2. Adorei, a forma como você convocou os alunos para realizar a tarefa com alegria.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado colegas, agente trabalha para sempre dá o melhor!

    ResponderEliminar