Gabarito da 3ª atividade de português (Professora Ana Cristina) 8º ano


  Ø  GABARITO do Texto “A Máquina” (Lúcia Carvalho)

Com base na leitura do texto “A Máquina”, marque a alternativa conforme se pede:
          1.  No trecho “Móvel, roupa de cama, louça, quadro, livro, tudo espalhado pelo chão, uma tremenda confusão”, as vírgulas foram empregadas para:
a) separar frases.
b) isolar palavras
c) introduzir enumerações. X
d) intercalar termos.
e) separar explicações.

2. A frase que expressa uma opinião é:
a) “Morreu uma tia minha”.
b) “Ela morava sozinha, não tinha filhos”.
c) “Foi quando ouvi meus filhos me chamarem”.
d) “É muuuito legal!”. X
e) “Fiquei muda”.

3. Analise as afirmações abaixo:
I. A história gira em torno da descoberta de uma antiga máquina de escrever pelas crianças.
II. A cronista explora o lado engraçado da situação: o que é antigo (a máquina de escrever) parece moderno; e o que é moderno (o computador) parece ultrapassado.
III. A autora reproduz o jeito como a menina fala ao explicar como era a máquina de escrever.
É correto o que se afirma em:
a) I apenas.
b) II apenas.
c) III apenas.
d) I e II apenas.
e) I, II e III. X

4. Encontramos registro da linguagem informal típica de adolescentes em:
a) “Morreu uma tia minha”.
b) “Eles apareceram, esbaforidos”.
c) “Essa máquina tem assim, tipo... uma impressora...”. X
d) “Ela ia se animando, os olhos brilhando”.
e) “...funciona sem energia e escreve direto na folha da impressora”.

5. Nos trechos:
1. “- É, mas funciona, está ótima!”
2. “Minha filha interrompeu o irmão mais novo, dando uma explicação melhor.”
As palavras mas e mais indicam, respectivamente, ideia de:
a) oposição e intensidade. X
b) oposição e finalidade.
c) intensidade e oposição.
d) intensidade e proposição.
e) adição e adversidade.

6. Observe a sequência de fatos a seguir:
1. A filha da narradora compara a máquina de escrever a um computador.
2. A família se reúne, na casa da tia que havia morrido, para separar as coisas        dela.
3. Os filhos perguntam à mãe se poderiam ficar com o objeto que encontraram.
4. A mãe fica sem fala com a explicação da filha sobre o objeto encontrado.
5. Os filhos da narradora encontram um objeto que não conheciam.
Se colocarmos os acontecimentos acima na ordem cronológica, isto é, na ordem em que ocorreram no texto, teremos a sequência:
a) 1, 2, 5, 4, 3.
b) 2, 4, 5, 1, 3.
c) 2, 3, 1, 4, 5.
d) 2, 5, 3, 1, 4. X
e) 3, 5, 2, 4, 1.

7. Em “Nossa, filha!”, a expressão em destaque, usada pela mãe após a descrição da filha sobre o objeto encontrado, revela:
a) espanto, admiração. X
b) impaciência, contrariedade.
c) alegria, satisfação.
d) dúvida, incredulidade.
e) desaprovação, repulsa.

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