Ø
GABARITO
do Texto “A Máquina” (Lúcia Carvalho)
Com base na leitura do texto “A
Máquina”, marque a alternativa conforme se pede:
1. No
trecho “Móvel, roupa de cama, louça, quadro, livro, tudo espalhado pelo chão,
uma tremenda confusão”, as vírgulas foram empregadas para:
a) separar frases.
b) isolar palavras
c) introduzir enumerações.
X
d) intercalar termos.
e) separar explicações.
2. A frase que expressa
uma opinião é:
a) “Morreu uma tia minha”.
b) “Ela morava sozinha,
não tinha filhos”.
c) “Foi quando ouvi meus
filhos me chamarem”.
d) “É muuuito legal!”. X
e) “Fiquei muda”.
3. Analise as afirmações
abaixo:
I. A história gira em
torno da descoberta de uma antiga máquina de escrever pelas crianças.
II. A cronista explora o
lado engraçado da situação: o que é antigo (a máquina de escrever) parece
moderno; e o que é moderno (o computador) parece ultrapassado.
III. A autora reproduz o
jeito como a menina fala ao explicar como era a máquina de escrever.
É correto o que se afirma
em:
a) I apenas.
b) II apenas.
c) III apenas.
d) I e II apenas.
e) I, II e III. X
4. Encontramos registro da
linguagem informal típica de adolescentes em:
a) “Morreu uma tia minha”.
b) “Eles apareceram,
esbaforidos”.
c) “Essa máquina tem
assim, tipo... uma impressora...”. X
d) “Ela ia se animando, os
olhos brilhando”.
e) “...funciona sem
energia e escreve direto na folha da impressora”.
5. Nos trechos:
1. “- É, mas
funciona, está ótima!”
2. “Minha filha
interrompeu o irmão mais novo, dando uma explicação melhor.”
As palavras mas e
mais indicam, respectivamente, ideia de:
a) oposição e intensidade.
X
b) oposição e finalidade.
c) intensidade e oposição.
d) intensidade e
proposição.
e) adição e adversidade.
6. Observe a sequência de
fatos a seguir:
1. A filha da narradora
compara a máquina de escrever a um computador.
2. A família se reúne, na
casa da tia que havia morrido, para separar as coisas dela.
3. Os filhos perguntam à
mãe se poderiam ficar com o objeto que encontraram.
4. A mãe fica sem fala com
a explicação da filha sobre o objeto encontrado.
5. Os filhos da narradora
encontram um objeto que não conheciam.
Se colocarmos os
acontecimentos acima na ordem cronológica, isto é, na ordem em que ocorreram no
texto, teremos a sequência:
a) 1, 2, 5, 4, 3.
b) 2, 4, 5, 1, 3.
c) 2, 3, 1, 4, 5.
d) 2, 5, 3, 1, 4. X
e) 3, 5, 2, 4, 1.
7. Em “Nossa, filha!”, a
expressão em destaque, usada pela mãe após a descrição da filha sobre o objeto
encontrado, revela:
a) espanto, admiração. X
b) impaciência,
contrariedade.
c) alegria, satisfação.
d) dúvida, incredulidade.
e) desaprovação, repulsa.
Gustavo Silvia Queiroz
ResponderEliminar8°anos
MATUTINO