DANÇA DE SALÃO (Professora Patrícia)



A expressão dança de salão refere-se a diversos tipos de danças em casal, que são executadas em salões com práticas técnicas e artísticas.
As danças de salão são consideradas uma forma de entretenimento e de integração social, bem como uma forma de atividade física.

As danças de salão podem ser caracterizadas de várias formas. Algumas são dançadas predominantemente no mesmo lugar do salão (como o Forró de salão) enquanto outras são dançadas com deslocamento pelo salão (como no Samba, no Bolero e no Tango).

O deslocamento é chamado de ronda e ocorre circulando o salão no sentido anti-horário. Outra forma de rotular as danças é pela forma mais comum de conexão (condução).
Na condução pelos braços (Ex: Forró moderno, Salsa, Bachata), as figuras são feitas puxando, empurrando e levantando os braços. Na condução pelo tronco, pegando pela a cintura e era levada a passos leves, (Ex: Samba, Bolero, Tango), os braços acompanham a virada do tronco exigindo uma conexão maior entre o casal.

A dança de salão é confundida com outras danças por pertencerem a mesma categoria, a danças em casal.

Dança folclórica “tem sua origem em cerimônias de ritos tradicionais pertencentes a um estrato popular”.
Danças Populares “o povo dança em toda ocasião feliz. Pela sua antiguidade, a origem destas danças é indecifrável; adotam formas e estilos próprios de cada região e não tem tradicionalmente relação com cerimônias”.
Danças sociais atende a uma finalidade exclusivamente social, a diversão. A Dança de Salão, que preserva a origem histórica, geográfica, as características técnicas, é outra é arte.

História
A dança de salão tem origem na corte do rei Luís XIV de França (1638-1715).
A dança de casal foi levada pelos colonizadores europeus para as diversas regiões das Américas, onde deu origem a muitas variedades à medida que se mesclava às formas populares locais.

No Brasil
A dança de salão chegou ao Brasil no século XIX. Atualmente, no Brasil, os gêneros mais praticados, tanto nos bailes quanto nas escolas especializadas, são: forró universitário, samba de gafieira, zouk, soltinho, salsa, bolero, bachata, tango e kizomba, sendo que ainda podemos encontrar diversas variações destes gêneros.

ALGUNS ESTILOS DE DANÇA DE SALÃO

Brasileiras
 Forró
Samba de gafieira
 Samba rock
Samba funkeado
 Soltinho
 Lambada e Lamba-Zouk
 Zouk Brasileiro
 Maxixe
 Vanera

Caribenhas
 Merengue
 Bachata
 Cha-cha-chá
 Salsa (existem muitas variações)
 Cumbia
 Rumba
 Calipso
 Mambo

 Espanhola
 Bolero
 Pasodoble

Antilhas francesas
 Zouk

 Argentina
 Tango
 Milonga

Norte-americanas
 Lindy Hop
 West Coast Swing
 Foxtrot
 Salsa em linha
 Fox compasso quaternário

Africanas
 Kizomba


Fonte: Site  Wikipédia

ATIVIDADE

1. Faça uma pesquisa e liste os tipos de danças  mais comuns no Brasil e divida por regiões (exemplo  as da região Norte, Nordeste etc.) e fale de suas características.
Obs. Responder a atividade no caderno.

13 comentários: