ALONGAMENTO (Professora Patrícia)


BENEFÍCIOS DO ALONGAMENTO

·         Mantém os músculos maleáveis, facilita a mobilidade e faz com que a transição da inatividade para a atividade seja realizada sem sobrecarregar o corpo.

·         O alongamento estimula o cérebro a liberar “hormônios do bem-estar”, incluindo a serotonina.

·         O alongamento acalma o sistema nervoso ao liberar a tensão comprimida entre as acamadas de músculos, ossos e articulações.

·         Alongar-se é uma maneira suave e segura de estimular os órgãos, bem como a circulação de sangue e nutrientes por eles.

·         Girar, dobrar e alongar o corpo também massageia os órgãos internos, especialmente aqueles que são vitais.

O que acontece quando alongamos

Ao realizar os exercícios de alongamento, você logo sentirá um “puxão” dos músculos sobre os ossos. Tal puxão ajuda os músculos e tecidos a serem irrigados por fluidos vitais e nutrientes que os mantêm lubrificados, flexíveis e fortes.

QUANDO SE ALONGAR

·         Você pode alongar-se no momento do dia que julgar mais adequado, seja em casa, no trabalho, de praticar esporte ou atividade física, por 5 minutos ou 1 hora.

·         Alongue-se quando sentir vontade. Se estiver dolorido, sentado ou em pé por muitas horas, alguns minutos de alongamento lhe farão bem. Fazer alongamentos durante o trabalho ajuda a aliviar a tensão e recarrega as energias.




Vamos alongar um pouco...


 Círculos com o quadril



Fique de pé, afaste ligeiramente os pés, alinhando-os com o quadril. Eleve as pernas até a altura da cintura e faça movimentos em forma de “oito”

Torção no quadril


Deite-se de costas com os joelhos dobrados, alinhe os pés ao quadril e apoie-os completamente no chão. Estenda os braços na lateral do corpo, com os ombros e as palmas das mãos para cima.

Depois vire as pernas para direita enquanto vira a cabeça para o lado esquerdo, permaneça nesta posição por 30 segundos. Faça dos dois lados.   



Alongamento da coxa

Fique de pé, afaste ligeiramente os pés, alinhe-os ao quadril. Dobre ligeiramente o joelho esquerdo e leve o calcanhar direito ao glúteo direito. Segure o tornozelo com a mão direita e inspire. Apoie a mão esquerda no quadril para estabilizar o corpo. Repita com a outra perna.

Alongamento da coluna


Sente-se no chão com as pernas estendidas à sua frente e flexione os pés. Mantenha os tornozelos, joelhos e coxa juntos e as mãos apoiadas no chão. Ao lado do quadril.

Coluna estendida.

Depois projete o tronco em direção às pernas, com a coluna alongada, tente colocar as mãos na canela e pés, mas não force o tronco (coluna). Retorne a posição inicial devagar e repita o movimento por mais 3 vezes.

Alongamento da coluna simples



Comece com os joelhos e as mãos no chão. Os joelhos devem esta na altura dos ombros, como uma criança que engatinha.

Sente-se nos calcanhares, apoie a cabeça no chão e os braços. Um por um nas laterais das pernas. Inspire e expire tentando relaxar. Permaneça na posição por 30 segundos.

Fonte:
v  Superalongamento: programa completo para você ficar com o corpo tonificado e flexível.
   Jacqueline lysycia
  São Paulo - publifolha, 2008










15 comentários:

  1. Aluna:Kailane Lima Conceição
    Ano:6° Turma:A
    Turno :Matutino

    ResponderEliminar
  2. Carlos Daniel Felício dos Santos
    Ano 6°turma c
    Vespertino

    ResponderEliminar
  3. Camila Vitória Santos Portela
    8°B
    Matutino

    ResponderEliminar
  4. Kailane da Silva Almeida 9anoB matutino

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Jair Borges Chastinet (9.B) Matutino

    ResponderEliminar