Muito antes do celular
Basta olhar com um pouquinho
de atenção para o mundo à nossa volta e fica fácil perceber: as tecnologias de
comunicação estão cada vez mais presentes em nossas vidas. Telefones celulares
com mil e uma funções, internet rápida, tablets, conexão sem fio... Enviar e
receber informações é o que está por trás de todas essas invenções.
Cerca de 400 anos atrás,
para uma mensagem sair de um lugar e chegar a outro, ela precisava ser escrita
em um papel, que era transportado por um mensageiro do lugar onde a coisa aconteceu
até o lugar onde estava a pessoa que seria informada sobre aquilo.
Uma das maiores invenções
humanas, o sistema de correios – surgido na Inglaterra no final do século 17 –
permitiu dividir os custos de todas as mensagens trocadas, pois o mesmo mensageiro
podia entregar vários bilhetes.
No mesmo século, a invenção
dos jornais tornou possível receber informações sobre muitas coisas diferentes,
que haviam acontecido em lugares diversos. Todas eram transmitidas ao mesmo
tempo, graças a uma central (o jornal) que recebia cartas de correspondentes em
diversos lugares, o tempo todo.
Só que, apesar desses dois
grandes avanços na forma como as informações podiam ser compartilhadas, as
mensagens ainda dependiam da velocidade dos meios de transporte para chegar ao
seu destinatário, fosse uma pessoa ou um jornal.
A saída inovadora e
revolucionária para esse problema foi a invenção da telegrafia (tele quer dizer
“a distância”, e grafia significa “escrita”). Foram elaborados sistemas de
semáforos em que letras são formadas por bandeirolas dispostas de maneiras
específicas.
A partir do final do século
18, na França, foram instaladas “linhas” de semáforos, capazes de transmitir
mensagens ao longo de centenas de quilômetros. [...] Já em meados do século 19,
a descoberta da indução eletromagnética permitiu ligar dois pontos muito
distantes por um fio condutor de eletricidade, dando origem à telegrafia por
fio. [...]
Disponível em: <http://chc.org.br/coluna/muito-antes-do-celular/>.
Acesso em 20 de ago. 2020. Fragmento.
1. Qual é o assunto desse texto?
A) A evolução das tecnologias de comunicação.
B) A forma de funcionamento do telégrafo.
C) A importância das tecnologias de
comunicação.
D) A invenção do sistema de correios.
2. No trecho ‘(tele quer dizer “a distância”,
e grafia significa “escrita”)’ os parênteses foram usados para
A) destacar uma expressão.
B) fazer uma citação de outro autor.
C) fazer uma explicação.
D) indicar um diálogo.
Do bonde ao automóvel
Depois das primeiras
locomotivas, veio o bonde, um veículo elétrico muito usado para o transporte
público. No Brasil, o bonde foi muito comum nas principais cidades. Hoje,
poucos ainda funcionam. O mais charmoso deles é o que vai até o alto do bairro
de Santa Tereza, no Rio de Janeiro. É um passeio muito legal, experimente!
Em 1863, surgiu o metrô. Foi
uma revolução e tanto. Afinal, os vagões do metrô andavam por baixo da terra!
Hoje, nas grandes cidades, o metrô é a melhor forma de transporte, porque não
polui o ar e com ele você fica longe dos terríveis congestionamentos de
trânsito.
Mas, em matéria de
transporte, o grande passo mesmo foi dado pelo alemão Karl Benz, que inventou o
carro, em 1885. Mas era tão caro, tão caro, que só em 1908 as pessoas puderam
começar a comprá-lo.
Disponível em:
<http://www.canalkids.com.br>. Acesso em: 14 ago. 2020
3. Nesse texto, a frase que apresenta uma
opinião é:
A) “Depois das primeiras locomotivas, veio o
bonde...”.
B) “... o bonde foi muito comum nas principais
cidades.”.
C) “É um passeio muito legal...”.
D) “Em 1863, surgiu o metrô.”.
Alunos se empolgam com o uso de tablet
na escola
Há mais de dois mil anos,
pessoas usavam lápis de bambu para aprender a escrever sobre uma placa de
argila mole.
Hoje, a novidade que chega
às escolas tem o mesmo formato de placa, ou melhor, de tablete. Mas agora
pode-se escrever com o dedo, já que possui tela sensível ao toque. É preciso
dizer o que é?!
Desde 2010, os tablets
ganham espaço nas salas de aula, ao lado nas salas de aula, ao lado de livros e
cadernos .Em algumas escolas, começaram a fazer parte da lista de materiais
obrigatórios.[...]
(Folha de São
Paulo,29 /9/2012. Folhinha.)
4.
Qual é o assunto do texto?
A)
A escola.
B)
O lápis de bambu.
C)
O tablet.
D)
A lista de material escolar.
5.
No textos, os tablets são comparados com:
A)
o dedo que sempre foi utilizado para escrever.
B)
as placas de argila usadas há mais de dois mil anos.
C)
outros materiais usados nas escolas.
D)
o bambu também usado na escrita há mais de dois mil anos.
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