Olá
alunos! Como vocês estão? Espero que estejam todos bem, mantendo os cuidados
necessários nesse momento de Pandemia.
Estamos
seguindo para nossa 3ª Atividade. Leia o texto com atenção e responda as
questões que se seguem.
Lembrem-se:
“Todo esforço é recompensado!”
A
Saudade é grande, mas com fé em Deus tudo isso vai passar e logo, logo nos
encontraremos de novo.
Abraços
carinhosos. Cuidem-se!
Profª Ana Cristina Henrique
Ø
Estudo
de Texto
A MÁQUINA
Morreu
uma tia minha. Ela morava sozinha, não tinha filhos. A família toda foi até lá,
num final de semana, separar e dividir as coisas dela para esvaziar a casa.
Móvel, roupa de cama, louça, quadro, livro, tudo espalhado pelo chão, uma
tremenda confusão.
Foi
quando ouvi meus filhos me chamarem.
–
Mãe! Maiê!
–
Faaala.
Eles
apareceram, esbaforidos.
–
Mãe. A gente achou uma coisa incrííível. Se ninguém quiser, essa coisa pode
ficar para a gente? Hein?
–
Depende. Que é?
Eles
falavam juntos, animadíssimos.
–
Ééé... uma máquina, mãe.
–
É só uma máquina meio velha.
–
É, mas funciona, está ótima!
Minha
filha interrompeu o irmão mais novo, dando uma explicação melhor.
–
Deixa que eu falo: é assim, é uma máquina, tipo um... teclado de computador,
sabe só o teclado? Só o lugar que escreve?
–
Sei.
–
Então. Essa máquina tem assim, tipo... uma impressora, ligada nesse teclado,
mas assim, ligada direto. Sem fio. Bem, a gente vai, digita, digita...
Ela
ia se animando, os olhos brilhando.
–
...e a máquina imprime direto na folha de papel que a gente coloca ali mesmo! É
muuuito legal! Direto, na mesma hora, eu juro!
Ela
jurava? Fiquei muda. Eu que jurava que não sabia o que falar diante dessa
explicação de uma máquina de escrever, dada por uma menina de 12 anos. Ela nem
aí comigo. Continuava.
–
...entendeu como é, ô mãe? A gente, zupt, escreve e imprime, até dá para ver a
impressão tipo na hora, e não precisa essa coisa chatérrima de entrar no
computador, ligaaar, esperar hóóóras, entrar no world, de escrever olhando na
tela e sóóó depois mandar para a impressora, não tem esse monte de máquina
tuuudo ligada uma na outra, não tem que ter estabilizador, não precisa comprar
cartucho caro, nada, nada, mãe! É muuuito legal. E nem precisa colocar na
tomada! Funciona sem energia e escreve direto na folha da impressora!
–
Nossa, filha!
(Lúcia Carvalho. Língua Portuguesa. São
Paulo: FTD, 2007. Coleção Novo diálogo.)
Ø
Com
base na leitura do texto “A Máquina”, marque a alternativa conforme se pede:
1.)
No
trecho “Móvel, roupa de cama, louça, quadro, livro, tudo espalhado pelo chão,
uma tremenda confusão”, as vírgulas foram empregadas para:
a) separar frases.
b) isolar palavras.
c) introduzir enumerações.
d) intercalar termos.
e) separar explicações.
2. A frase que expressa
uma opinião é:
a) “Morreu uma tia minha”.
b) “Ela morava sozinha,
não tinha filhos”.
c) “Foi quando ouvi meus
filhos me chamarem”.
d) “É muuuito legal!”.
e) “Fiquei muda”.
3. Analise as afirmações
abaixo:
I. A história gira em
torno da descoberta de uma antiga máquina de escrever pelas crianças.
II. A cronista explora o
lado engraçado da situação: o que é antigo (a máquina de escrever) parece
moderno; e o que é moderno (o computador) parece ultrapassado.
III. A autora reproduz o
jeito como a menina fala ao explicar como era a máquina de escrever.
É correto o que se afirma
em:
a) I apenas.
b) II apenas.
c) III apenas.
d) I e II apenas.
e) I, II e III.
4. Encontramos registro da
linguagem informal típica de adolescentes em:
a) “Morreu uma tia minha”.
b) “Eles apareceram,
esbaforidos”.
c) “Essa máquina tem
assim, tipo... uma impressora...”.
d) “Ela ia se animando, os
olhos brilhando”.
e) “...funciona sem
energia e escreve direto na folha da impressora”.
5. Nos trechos:
1. “- É, mas
funciona, está ótima!”
2. “Minha filha
interrompeu o irmão mais novo, dando uma explicação melhor.”
As palavras mas e
mais indicam, respectivamente, ideia de:
a) oposição e intensidade.
b) oposição e finalidade.
c) intensidade e oposição.
d) intensidade e
proposição.
e) adição e adversidade.
6. Observe a sequência de
fatos a seguir:
1. A filha da narradora
compara a máquina de escrever a um computador.
2. A família se reúne, na
casa da tia que havia morrido, para separar as coisas dela.
3. Os filhos perguntam à
mãe se poderiam ficar com o objeto que encontraram.
4. A mãe fica sem fala com
a explicação da filha sobre o objeto encontrado.
5. Os filhos da narradora
encontram um objeto que não conheciam.
Se colocarmos os
acontecimentos acima na ordem cronológica, isto é, na ordem em que ocorreram no
texto, teremos a sequência:
a) 1, 2, 5, 4, 3.
b) 2, 4, 5, 1, 3.
c) 2, 3, 1, 4, 5.
d) 2, 5, 3, 1, 4.
e) 3, 5, 2, 4, 1.
7. Em “Nossa, filha!”, a
expressão em destaque, usada pela mãe após a descrição da filha sobre o objeto
encontrado, revela:
a) espanto, admiração.
b) impaciência,
contrariedade.
c) alegria, satisfação.
d) dúvida, incredulidade.
e) desaprovação, repulsa.
Deisiane Ramos
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Julia Lorena
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Matutino
Bruno Santos
ResponderEliminar8°b
Matutino
Jenifer Do Amaral Boaventura
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Cauan Cerqueira Pires Santana
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Matutino
Gustavo Silva Queiroz
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MATUTINO