Fonemas e Letras / Encontros Vocálicos - 2ª atividade (Professora Jane) 6º ano



Letra é a representação gráfica do fonema.

         C                 
          H
         A
       V
        E
                                                            5 letras
Fonema é todo som que pode estabelecer diferença de significado entre as palavras de uma língua.
fonema não é qualquer som da língua. Ele tem uma finalidade, que é estabelecer diferença de significado entre as palavras.
         C                
         H
         A
       V
        E
                                                           4 fonemas

ATIVIDADES

1) Quantas letras e quantos fonemas têm estas palavras.
a) Margarida →                                                                        .
b) Espelho   →                                                                        
c) Ferro  →                                                                        .
d) Guincho →                                                                          .
e) Papel  →                                                                          .
f) Chuva →                                                                         .
g) Sorte  →                                                                           .
h) Honesto  →           .                                                               
i) Excesso  →                                                                           .
j) Máximo  →                                                                           .
k) Fixo  →                                                                            .

2) Retire do texto abaixo as palavras que possuem mais letras que fonema:
                             Trova
         Atirei um limão doce
         Na janela de meu bem:
         Quando as mulheres não amam
         Que sono as mulheres têm!
                                          (Manuel Bandeiras)

3) Coloque V ou F para o número de letras e fonemas das palavras abaixo:

a) (    ) chimarrão 9 L e 7 F
b) (    ) proibido 8 L e 7 F
c) (    ) humanidade 10 L e 9 F
d) (   ) vogal 5 L e 5 F

4) Qual das alternativas abaixo possui palavras com mais letras do que fonemas ?

a) Caderno
b) Chapéu
c) Flores
d) Livro
e) Disco

5) Nas palavras alma, pinto e porque, temos, respectivamente:

a) 4 fonemas - 5 fonemas - 6 fonemas.
b) 5 fonemas - 5 fonemas - 5 fonemas.
c) 4 fonemas - 4 fonemas - 5 fonemas.
d) 5 fonemas - 4 fonemas - 6 fonemas.
e) 4 fonemas - 5 fonemas - 5 fonemas.

6) A alternativa que apresenta uma incorreção é:

a) O fonema está diretamente ligado ao som da fala.
b) As letras são representações gráficas dos fonemas.
c) A palavra "tosse" possui quatro fonemas.
d) Uma única letra pode representar fonemas diferentes.
e) A letra "h" sempre representa um fonema.

7) O vocábulo cujo número de letras é igual ao número de fonemas está em:

a) sucedida.
b) habitando.
c) grandes.
d) espinhos.

8) Indique a palavra que tem 5 fonemas:

a) ficha.
b) molhado.
c) guerra.
d) fixo.
e) hulha.
Fonte: http://popportugues.blogspot.com/2016/01/atividades-de-gramatica-fonemas-6-ano.html


Encontros vocálicos

Os encontros vocálicos são agrupamentos de vogais e semivogais, sem consoantes intermediárias.
É importante reconhecê-los para dividir corretamente os vocábulos em sílabas.
Existem três tipos de encontros: o ditongo, tritongo e o hiato.
Ditongo
É o encontro de uma vogal e uma semivogal (ou vice-versa) numa mesma sílaba. Pode ser:

a) Crescente: quando a semivogal vem antes da vogal. Por exemplo:
sé-rie (i = semivogal, e = vogal)
b) Decrescente: quando a vogal vem antes da semivogal. Por exemplo:
pai (a = vogal, i = semivogal)
c) Oral: quando o ar sai apenas pela boca. Exemplos:
pai, série
d) Nasal: quando o ar sai pela boca e pelas fossas nasais.Por exemplo:
mãe

Tritongo
É a sequência formada por uma semivogal, uma vogal e uma semivogal, sempre nessa ordem, numa só sílaba. Pode ser oral ou nasal. Exemplos:
Paraguai - Tritongo oral
quão - Tritongo nasal

Hiato
É a sequência de duas vogais numa mesma palavra que pertencem a sílabas diferentes, uma vez que nunca há mais de uma vogal numa sílaba. Por exemplo:
Saída (sa-í-da)
Poesia (po-e-si-a)
Fonte:https://www.soportugues.com.br/secoes/fono/fono3.php



Exercício
1) Classifique os encontros vocálicos em: ditongo, tritongo e hiato:
(   ) saguão                 (   )orquídea
(   )circuito                  (   )pinguim
(   )artéria                   (   )averiguemos
(   )Paraguai               (   )pia
(   )quieto                    (   )cupuaçu
(   )aguentar                (   )iguaizinhos
(   )preestabelecer      (   )saguões
(   )propõe                   (   ) gratuito
(   )rainha                    (   ) triunfo

2) Sublinhe as palavras em que ocorre hiato:
viúva        viu        coeso    caí     lagoa    cai
ruivo        ruína     sueco    rua     ruim     sai
beato       Tietê      boia      país    água   saíra

3) Observe as palavras abaixo. Note que os ditongos encontram-se destacados. Classifique-os em crescentes ou decrescentes.

Língua _________________     
constrói ________________    
 depois  ________________    
brasileiro _______________
feio ___________________       
redação ________________  
baía ___________________        
exercício _______________
múmia _________________   
   
4) Sublinhe as palavras em que ocorre tritongo:

Paraguai, pescaria, mandaria, choraria
averiguei,conquistei, redarguiu, enxaguou
saguão, Uruguai, quão, quais, Batatais

5) Marque a alternativa em que apresenta, respectivamente, um hiato, um ditongo e um tritongo:

a.(   )panela, Paraguai, saúde
b.(   )saúde, ouro, saguão
c.(   ) janela, camelo, Uruguai

6) Assinale a alternativa que apresenta somente hiato:

a.(   )pia, Paraguai, saúva
b.(   )rainha, uai, propõe
c.(   ) dia, triunfo, caótico

7) Coloque (D) para ditongo e (H) para hiato.

(    )Orquídea               (   )contrário 
(    )algodão                 (   )saúde
(    )mau                       (   )pardais                            
(    )feio                        (   )hiato                     
(    )Paraíba                 (   )Noel  


Fonte: https://acessaber.com.br/atividades/atividade-de-portugues-encontros-vocalicos-5o-ou-6o-ano/



SUCESSO!!!

4 comentários:

  1. você não fez a atividade completa. Foi publicada a continuação. observe!

    ResponderEliminar
  2. Aluna:Kailane Lima Conceição

    Eu fiz a primeira parte pela manhã, e fiz a continuação a tarde

    ResponderEliminar
  3. JULIO ERICK SALES SAMTAN
    ANO 6 TURMA C
    VESPERTINO

    ResponderEliminar
  4. Yara Gabrielle Pimentel da Conceição
    6° A
    Matutino

    ResponderEliminar