A EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES


TEXTO 1 - AULA VIRTUAL DE CIÊNCIAS – 9º ANO
 A EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES

Até o século XVIII era bem defendida a ideia do fixismo, ou seja, que os indivíduos foram criados e não sofreram modificação através do tempo, apresentando as mesmas características desde a sua criação até os dias atuais. Entretanto, com o conhecimento dos fósseis e o desenvolvimento da anatomia e embriologia, surgiram as teorias evolucionistas, que defendiam que os organismos sofriam mudanças ao longo do tempo.
O que Darwin e Lamarck tinham em comum? Apesar da distinção das duas teorias, Darwin e Lamarck acreditavam que a vida estava mudando com o passar do tempo e que os seres vivos precisavam se adaptar ao ambiente. Além disso, compartilhavam a ideia de que a vida evoluiu de organismos mais simples para mais complexos.

Lamarckismo
Uma das primeiras teorias que explicaram a evolução dos seres vivos foi a proposta por Jean-Baptiste Lamack (1744-1829). Para explicar a evolução, ele sugeriu duas leis: a lei do uso e desuso e a lei dos caracteres adquiridos.
A lei do uso e desuso explica que, quando um organismo utiliza muito determinada parte do corpo, essa parte desenvolve-se mais que outras e aquelas que não são utilizadas atrofiam-se.
A lei da herança dos caracteres adquiridos, por sua vez, afirma que características adquiridas durante a vida podem ser transmitidas aos descendentes.


A teoria de Lamarck apresenta alguns pontos falhos que merecem destaque. O primeiro deles diz respeito ao uso e desuso, que não pode ser considerado uma verdade, pois as características do nosso organismo são predeterminadas pelos genes, e o uso e o desuso poderiam causar alterações nos limites predeterminados. Outro ponto que merece destaque diz respeito às características adquiridas que não podem ser transmitidas, pois não estão presentes na nossa informação genética.

Darwinismo
O Darwinismo reúne as ideias evolucionistas propostas por Charles Darwin (1809-1882). Segundo esse pesquisador, as espécies modificam-se ao longo do tempo em virtude da seleção natural. Para ele, os organismos vivem em uma luta constante pela sobrevivência e apenas aqueles mais aptos são capazes de sobreviver, reproduzir-se e passar as características vantajosas para seus descendentes.
Apesar da seleção natural ser um mecanismo correto, Darwin não conseguiu explicar como as características vantajosas surgiam nos organismos e, tampouco, como eram transmitidas. Essa explicação não foi possível porque não havia conhecimento sobre Genética nesse período.


O neodarwinismo é uma teoria criada com a contribuição de vários pesquisadores para explicar os fatores que Darwin não compreendia quando apresentou sua famosa teoria. Em outras palavras, dizemos que o neodarwinismo consiste na teoria da seleção natural acrescida dos conhecimentos genéticos adquiridos posteriormente. Assim sendo, o neodarwinismo incorpora a ideia de mutação e recombinação genética.

  Lembre-se qualquer livro de ciências pode ser fonte de pesquisa para resolução de questões.

Vamos testar nossos conhecimentos resolvendo as questões.
1 - (UECE-2001) A teoria da origem das espécies de Charles Darwin analisou:
a) a seleção natural  
b) as mutações
c) o uso e desuso dos órgãos
d) a hereditariedade dos caracteres adquiridos

2 - “O hábito de colocar argolas no pescoço, por parte das mulheres de algumas tribos asiáticas, promove o crescimento desta estrutura, representando nestas comunidades um sinal de beleza. Desta forma temos que as crianças, filhos destas mulheres já nasceriam com pescoço maior, visto que esta é uma tradição secular.”
A afirmação acima pode ser considerada como defensora de qual teoria evolucionista:
a) Teoria de Lamarck   
b) Teoria de Mendel
c) Teoria de Wallace
d) Teoria de Darwin

3 – Fale sobre a Teoria do fixismo.
____________________________________________________________________________________________

4 -  O Neodarwinismo ou teoria sintética da evolução seria:
a) Uma adaptação da  lei da herança dos caracteres adquiridos.
b) A Teoria da seleção natural aprimorada com conhecimentos genéticos.    
c) Uma nova teoria diferente de todas as outras já apresentadas , algo realmente novo.
d) Teoria que explica a  lei do uso e desuso.

5 – A lei da herança dos caracteres adquiridos, por sua vez, afirma que características adquiridas durante a vida podem ser transmitidas aos descendentes. E a lei da seleção natural defendidas por Darwin, são as teorias mais aceitas até hoje.
Esta afirmação está:
                                       Certa   (       )                        Errada   (      )

6 - O que Darwin e Lamarck tinham em comum?
a) Acreditavam na teoria do fixismo.
b) Tinham as mesma idade.
c) Compartilhavam a ideia de que a vida evoluiu.  
d) Eles não tinham nada em comum.

32 comentários:

  1. Responda as questões em seu caderno e posteriormente faremos a correção.

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Copie as perguntas, mas coloque a penas a resposta que julgar correta. Naõ esqueça de se identificar colocando nome e turma. Fica com Deus e bons estudos.

      Eliminar
  3. Cauê Daniel Mendes Macedo
    9°A
    Matutino

    ResponderEliminar
  4. Luciana dos santos
    Série;9B
    Turno matutino

    ResponderEliminar
  5. Caroline Rayane Cardoso Portugal (9°A) Matutino

    ResponderEliminar
  6. Bárbara Raissa Brito Santos
    9 Ano (B)
    Turno:Matutino

    ResponderEliminar
  7. Manuela Brito dos Santos (9°A) matutino

    ResponderEliminar
  8. Deisiane Conceição Dos Santos
    9°Ano (B)
    Turno:Matutino

    ResponderEliminar
  9. Jackson Pereira De Oliveira
    9°Ano(A)
    Turno:Matutino

    ResponderEliminar
  10. Jair Borges Chastinet Filho (9°B) turno matutino

    ResponderEliminar
  11. Aluno:Felipe Ribas dos Santos
    Série:9B
    Turno:matutino

    ResponderEliminar
  12. Aluna:Luana Coelho
    Série:9°A
    Turno:Matutino

    ResponderEliminar
  13. Aluna: Vitória Helena do Rosário Bomfim
    Ano:9° turma:A
    Turno: Matutino

    ResponderEliminar
  14. Aluno:Lucas Rosário do Nascimento
    Ano:9° turma:B
    Turno'Matutino

    ResponderEliminar
  15. Jair Borges Chastinet Filho (9°B) matutino

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  17. Eline r. Santos Vieira (9°A) vespertino

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  19. Isis Santos Serrado Costa
    (9°ano B)
    Matutino

    ResponderEliminar
  20. Pedro Henrique de Souza (9°A) matutino

    ResponderEliminar