TEXTO 1 - AULA
VIRTUAL DE CIÊNCIAS – 9º ANO
A EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES
Até o século XVIII era bem defendida a ideia do fixismo, ou seja, que os indivíduos foram criados e não sofreram modificação através do tempo, apresentando as mesmas características desde a sua criação até os dias atuais. Entretanto, com o conhecimento dos fósseis e o desenvolvimento da anatomia e embriologia, surgiram as teorias evolucionistas, que defendiam que os organismos sofriam mudanças ao longo do tempo.
O que Darwin e Lamarck
tinham em comum? Apesar da distinção das duas teorias, Darwin e Lamarck
acreditavam que a vida estava mudando com o passar do tempo e que os seres
vivos precisavam se adaptar ao ambiente. Além disso, compartilhavam
a ideia de que a vida evoluiu de organismos mais simples para mais
complexos.
Lamarckismo
Uma das primeiras teorias que explicaram a evolução
dos seres vivos foi a proposta por Jean-Baptiste Lamack (1744-1829). Para
explicar a evolução, ele sugeriu duas leis: a lei do uso e desuso e a lei dos caracteres
adquiridos.
A
lei do uso e desuso explica que, quando um organismo utiliza muito
determinada parte do corpo, essa parte desenvolve-se mais que outras e aquelas
que não são utilizadas atrofiam-se.
A lei da herança dos
caracteres adquiridos, por sua vez, afirma que características adquiridas
durante a vida podem ser transmitidas aos descendentes.
A teoria de Lamarck apresenta alguns pontos falhos
que merecem destaque. O primeiro deles diz respeito ao uso e desuso, que não
pode ser considerado uma verdade, pois as características do nosso organismo
são predeterminadas pelos genes, e o uso e o desuso poderiam causar alterações
nos limites predeterminados. Outro ponto que merece destaque diz respeito às
características adquiridas que não podem ser transmitidas, pois não estão
presentes na nossa informação genética.
Darwinismo
O Darwinismo reúne as ideias evolucionistas
propostas por Charles Darwin (1809-1882). Segundo esse pesquisador, as espécies
modificam-se ao longo do tempo em virtude da seleção natural. Para ele, os
organismos vivem em uma luta constante pela sobrevivência e apenas aqueles mais
aptos são capazes de sobreviver, reproduzir-se e passar as características
vantajosas para seus descendentes.
Apesar da seleção natural ser um mecanismo correto,
Darwin não conseguiu explicar como as características vantajosas surgiam nos
organismos e, tampouco, como eram transmitidas. Essa explicação não foi
possível porque não havia conhecimento sobre Genética nesse período.
O neodarwinismo é uma teoria criada com a
contribuição de vários pesquisadores para explicar os fatores que Darwin não
compreendia quando apresentou sua famosa teoria. Em outras palavras, dizemos
que o neodarwinismo consiste na teoria da seleção natural acrescida dos
conhecimentos genéticos adquiridos posteriormente. Assim sendo, o neodarwinismo
incorpora a ideia de mutação e recombinação genética.
• Lembre-se qualquer
livro de ciências pode ser fonte de pesquisa para resolução de questões.
Vamos testar nossos conhecimentos resolvendo as
questões.
1 - (UECE-2001) A teoria da origem das espécies de
Charles Darwin analisou:
a) a seleção natural
b) as mutações
c) o uso e desuso dos órgãos
d) a hereditariedade dos caracteres adquiridos
2 - “O hábito de colocar argolas no pescoço, por
parte das mulheres de algumas tribos asiáticas, promove o crescimento desta
estrutura, representando nestas comunidades um sinal de beleza. Desta forma
temos que as crianças, filhos destas mulheres já nasceriam com pescoço maior,
visto que esta é uma tradição secular.”
A afirmação acima pode ser considerada como
defensora de qual teoria evolucionista:
a) Teoria de Lamarck
b) Teoria de Mendel
c) Teoria de Wallace
d) Teoria de Darwin
3 – Fale sobre a Teoria do fixismo.
____________________________________________________________________________________________
4 - O Neodarwinismo
ou teoria sintética da evolução seria:
a) Uma adaptação da lei da herança dos caracteres adquiridos.
b) A Teoria da seleção natural aprimorada com
conhecimentos genéticos.
c) Uma nova teoria diferente de todas as outras já
apresentadas , algo realmente novo.
d) Teoria que explica a lei do uso e desuso.
5 – A lei da herança dos caracteres adquiridos, por
sua vez, afirma que características adquiridas durante a vida podem ser
transmitidas aos descendentes. E a lei da seleção natural defendidas por
Darwin, são as teorias mais aceitas até hoje.
Esta afirmação está:
Certa ( ) Errada (
)
6 - O que Darwin e Lamarck tinham em comum?
a) Acreditavam na teoria do fixismo.
b) Tinham as mesma idade.
c) Compartilhavam a ideia de que a vida evoluiu.
d) Eles não tinham nada em comum.
Responda as questões em seu caderno e posteriormente faremos a correção.
ResponderEliminarCamila de jesus
Eliminar9°ano B matutino
Precisa copiar a pergunta?
ResponderEliminarSim. Também copiar as perguntas no caderno.
EliminarCopie as perguntas, mas coloque a penas a resposta que julgar correta. Naõ esqueça de se identificar colocando nome e turma. Fica com Deus e bons estudos.
EliminarGabriela Malta Fonseca(9°anoB)
ResponderEliminarCauê Daniel Mendes Macedo
ResponderEliminar9°A
Matutino
Luciana dos santos
ResponderEliminarSérie;9B
Turno matutino
Samara Santos Dias (9°A) matutino
ResponderEliminarCaroline Rayane Cardoso Portugal (9°A) Matutino
ResponderEliminarLarissa santos Pereira
ResponderEliminar9 B
Matutino
Bárbara Raissa Brito Santos
ResponderEliminar9 Ano (B)
Turno:Matutino
Manuela Brito dos Santos (9°A) matutino
ResponderEliminarDeisiane Conceição Dos Santos
ResponderEliminar9°Ano (B)
Turno:Matutino
Jackson Pereira De Oliveira
ResponderEliminar9°Ano(A)
Turno:Matutino
Jair Borges Chastinet Filho (9°B) turno matutino
ResponderEliminarAluno:Felipe Ribas dos Santos
ResponderEliminarSérie:9B
Turno:matutino
Aluna:Luana Coelho
ResponderEliminarSérie:9°A
Turno:Matutino
Aluna: Vitória Helena do Rosário Bomfim
ResponderEliminarAno:9° turma:A
Turno: Matutino
Aluno:Lucas Rosário do Nascimento
ResponderEliminarAno:9° turma:B
Turno'Matutino
Jair Borges Chastinet Filho (9°B) matutino
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarEline r. Santos Vieira (9°A) vespertino
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarIsis Santos Serrado Costa
ResponderEliminar(9°ano B)
Matutino
Pedro Henrique de Souza (9°A) matutino
ResponderEliminarAliel de Régis França Lima
ResponderEliminar9° Ano A
Juliana sara
ResponderEliminarTurma:9°b
Matutino
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarFernando Cerqueira
ResponderEliminar9° ano (A) matutino
h
ResponderEliminargabriel da cruz dos santos 9° (A) matutino
ResponderEliminar